in

Brasileiro vai trabalhar 5 meses só para pagar tributos

Foto: reprodução

De acordo com o estudo “Dias Trabalhados para Pagar Tributos”, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, o brasileiro irá trabalhar cinco meses em 2015 apenas para para impostos. Em 2014, o contribuinte destinou a mesma quantidade de dias para ficar quites com o governo. O estudo constata ainda que o trabalhador brasileiro trabalha atualmente quase o dobro de dias para cumprir suas obrigações junto ao governo do que nas décadas de 1970 e 1980, quando eram dedicados, respectivamente, 76 e 77 dias de trabalho com esse objetivo.

“Como no ano passado, o pagamento de tributos irá subtrair, em média, 41,37% do rendimento bruto do brasileiro, percentual que era de 41,10% em 2013″, observa o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike. Ainda de acordo com ele, no quesito imposto, o Brasil se aproxima de países como a Noruega, por exemplo, onde o cidadão trabalha por 157 dias para pagar tributos. “A diferença, no entanto, está na qualidade de vida oferecida naquele país”, ressalta Olenike.

O estudo do IBPT traz ainda um comparativo com outros países, evidenciando que o Brasil exige que o cidadão destine mais dias de trabalho para pagar tributos do que na Alemanha, (139 dias); na Bélgica (140 dias) e na Hungria, (142 dias).

Dias médios trabalhados por ano somente para pagar tributos:
— Década de 70 = 76 dias ou 2 meses e 16 dias
— Década de 80 = 77 dias ou 2 meses e 17 dias
— Década de 90 = 102 dias ou 3 meses e 12 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Gracyanne Barbosa posa com seio quase à mostra

Mamães participam de Mamaço nesta quinta-feira (7)