in

Ilhéus chega aos 481 com selo e carimbo

Cerimônia de lançamento Foto: divulgação

Ilhéus ganhou ontem (25) o Selo Postal e o carimbo comemorativos aos 481 Anos de história da cidade, cuja data oficial de aniversário transcorre no dia 28 de junho. O lançamento foi fruto da parceria entre os Correios e a Prefeitura de Ilhéus. Realizada no Palácio Paranaguá, a cerimônia foi presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, e contou com as presenças do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), a primeira-dama Adryana Ribeiro, o gerente regional de vendas dos Correios, Pedro Góes, o secretário de Administração, Ricardo Machado, o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Paixão, o vereador Ivo Evangelista, entre outras autoridades.

O selo traz a fachada da Biblioteca Pública Adonias Filho (antigo Colégio General Osório), que foi reformada e será reaberta no próximo domingo (28). O prédio completa 100 anos agora em 2015. E o carimbo comemorativo tem a imagem do Palácio Paranaguá, imponente sede da administração pública Ilheense, que será transformado em Museu da Capitania, conforme revelou o prefeito Jabes RIbeiro.

Cerimônia de lançamento  Foto: divulgação
Cerimônia de lançamento
Foto: divulgação

De acordo com o prefeito, a iniciativa é mais uma homenagem à cidade, por toda a sua história, que será imortalizada “no selo e carimbo, assim como ocorreu nas obras de Jorge Amado e em todos esses 481 anos percorridos até aqui”, enfatizou. Para o gerente de vendas dos Correios, Pedro Góes, o lançamento é “uma singela homenagem da instituição ao aniversário e também um reconhecimento da importância do município para a história, literatura e cultura da Bahia e do Brasil”.

De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, o carimbo estará presente, pelos próximos noventa dias, em todas as correspondências e encomendas que tenham origem no município. Em homenagem a personalidades que representam setores da sociedade local, assinaram as cartelas de lançamento e receberam o álbum dos selos, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, José Nazal Soub, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, o Diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus, Antonio Costa, e o ex-vereador e ex-secretário de Administração do Município, Paulo Machado.

Acervo – As duas peças lançadas nesta quinta-feira, 25, já estão disponíveis no acervo dos Correios, à disposição para estudiosos de selos e carimbos. Como enfatiza o gerente Pedro Góes, além de estar nas unidades do órgão em Ilhéus, o carimbo estará na Central de Vendas à Distância, no Rio de Janeiro, para onde os marcofilistas (colecionadores de marcas postais), enviam suas peças para serem carimbadas.

Patrimônio – A Biblioteca Pública e o Palácio Paranaguá fazem parte do acervo de bens culturais e históricos do município. O prédio, que no passado abrigou o histórico Grupo Escolar General Osório, foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915. Primeira escola pública de Ilhéus, foi durante muitos anos o principal estabelecimento escolar do município. Em 2002, foi realizada uma grande reforma com o objetivo de adequá-lo para que nele fosse instalada a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus.

Construído em 1905 sobre as ruínas do Colégio Jesuíta para receber a Intendência Municipal, o Palácio Paranaguá, um dos mais belos prédios do município e que hoje abriga a sede do Poder Executivo Municipal, foi inaugurado em 1907.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Polícia prende suspeito de matar policial no Jorro

Demitidos responsáveis por vazamento das imagens do cantor