in

Tocha Olímpica de 2016 é apresentada

Tocha olímpica Rio 2016 (Foto: Arte )
Tocha olímpica Rio 2016 (Foto: Arte )

A tocha olímpica das Olimpíadas 2016, foi apresentada oficialmente nesta sexta-feira (3), em uma cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de autoridades. O Comitê Olímpico Brasileiro informou que até chegar ao Rio, para a abertura dos jogos olímpicos – no dia 5 de agosto de 2016 – a tocha percorrerá as 26 capitais, o Distrito Federal e outras 300 cidades. Dentre as escolhidas estão sete municípios baianos: Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. A chama passará ainda por comboio por 200 outras cidades, em todas as regiões do Brasil. Os carregadores da tocha serão escolhidos em uma campanha, e cada um percorrerá 200 metros.
O design da tocha é alusiva aos elementos de brasilidade, repleto de tecnologia e referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. Na oportunidade, a presidente da República ressaltou a beleza e a tecnologia do símbolo. “Está chegando o dia em que nós vamos ter a honra de ser o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra. A tocha é muito bonita, verdadeiramente fantástica. As cores internas mudam e ela também se move”, disse.
Produzida de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento. O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos, em que a comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Mais um rompimento de adutora em Salvador

Jornalista da Globo é alvo de racismo