in

Exposição “Amar a Lina” segue em cartaz no Teatro Gregório de Mattos

Exposição Amar A Lina Foto: Max Haack/ Agecom

Continua em cartaz no Teatro Gregório de Mattos a exposição “Amar a Lina”. A mostra inaugurou o espaço, reaberto no mês passado, e pode ser visitada na Galeria da Cidade até 11 de agosto, de quarta a domingo, das 14h às 19h. A exposição faz uma homenagem a Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do espaço, desenvolvido em 1986, e tem curadoria do artista visual Joãozito e da arquiteta Carla Zollinger.

Exposição Amar A Lina Foto: Max Haack/ Agecom
Exposição Amar A Lina
Foto: Max Haack/ Agecom

A mostra é dividida em ambientes que buscam contar a história e obra da arquiteta italiana naturalizada brasileira, que também foi escritora, colecionadora, cenógrafa e figurinista. Neles, pode-se conferir objetos das tradições populares, produzidos por artesãos, marcados pela criatividade mágica e lúdica, que inspiraram o seu trabalho desde que ela chegou à Bahia, no final da década de 50. O visitante vai conhecer projetos idealizados pela arquiteta que não foram executados, como a casa para o escultor Mario Cravo, assim como uma casa que seria construída ao lado do Solar do Unhão.

Para Joãozito, a exposição busca retratar o envolvimento da arquiteta com a Bahia, e seu encantamento com o fazer artístico da cultura popular. “Lina Bo Bardi viu beleza e vida onde muitos enxergavam apenas pobreza e miséria”, afirmou. Já para Carla Zollinger, a arquiteta considerava que “a cultura popular deveria ser a chave da produção moderna brasileira e do nosso desenho industrial”, marcada pela pouca disponibilidade de recursos materiais e grande inventividade.

Maquetes – Outro atrativo da exposição são as maquetes das obras de Lina Bo Bardi realizadas em Salvador, como o Conjunto do Unhão, a Casa do Benin na Bahia e a Ladeira da Misericórdia, que foram disponibilizadas por Carla Zollinger para apreciação do público.
 

 

Serviço
O que: Exposição “Amar a Lina” – Curadoria de Joãozito e Carla Zollinger
Quando: até 11 de agosto de 2015, quartas a domingos, das 14 às 19h
Onde: Galeria da Cidade, localizada no Teatro Gregório de Mattos – Pça. Castro Alves, atrás do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Tarifa do sistema metropolitano terá aumento de 8,92%

Jovem de 20 anos morre após ser baleado em Salvador