in , ,

Festival infantil Vilerê começa neste sábado (8)

"Imagina Só... Uma Aventura do Fazer" é uma das atrações. (Foto: João Meirelles)
"Imagina Só... Uma Aventura do Fazer" é uma das atrações. (Foto: João Meirelles)
“Imagina Só… Uma Aventura do Fazer” é uma das atrações. (Foto: João Meirelles)

Entre os dias 8 e 22 de outubro, o Teatro Vila Velha realiza uma série de atividades voltadas para o público infantojuvenil. É a 9ª edição do Festival Vilerê, que volta a acontecer após um hiato de dois anos. Quatro espetáculos de teatro, dois shows musicais, além de oficinas, lançamento de livro e atividades lúdicas compõem a programação, que vai ocupar o Teatro Vila Velha durante três finais de semana, No feriado do dia 12 de outubro a programação será especial.

A programação do Vilerê tem início com o show do grupo musical “Canela Fina” (8/10, sábado, 16h), que mistura canções autorais, músicas tradicionais e histórias, num espetáculo feito especialmente para os pequenos. A peça teatral “Paco e o Tempo” (9/10, domingo, 16h), do Coletivo Teatral Cooxia, com direção de Guilherme Hunder, dá continuidade ao festival trazendo reflexões sobre os mistérios, a relatividade e a efemeridade do tempo, de forma lúdica e atual.

O feriado do dia 12 de outubro, em que se comemora também o Dia das Crianças, é festejado com uma programação especial a partir das 16h com o show “Playgrude”, com a cantora Marcela Bellas acompanhada de Isabela Trigo e Sulivã Bispo, que colocam as crianças para pular, dançar e também cantar no momento Karaokê. Nesse mesmo dia, nos diferentes espaços do Vila, a criançada participa de atividades de animação e tem a chance de ter suas camisas transformadas em arte pelo grafite de Denissena.

O Vila recebe ainda o espetáculo inédito “Em Busca da Ilha Desconhecida” (15/10, sábado, 16h), do Coletivo Duo, dirigido por Saulus Castro, que traz para os palcos uma adaptação de O Conto da Ilha Desconhecida, do aclamado escritor português José Saramago. Em seguida, é a vez de o público assistir à peça “Imagina Só… Uma Aventura do Fazer” (16/10, domingo, 16h), da Companhia Novos, dirigida por Débora Landim, espetáculo que surgiu no Teatro Vila Velha e já encantou plateias ao longo de 15 anos de trajetória de sucesso.

No último fim de semana, o Vilerê apresenta “Para o Menino Bolha”, de Paula Lice, espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2015 na categoria melhor texto, que realiza três apresentações (22/10, sábado, 16h, e 23/10, domingo, 11h e 16h). Além da peça, será realizado o lançamento do livro “A Gilafa”, de Paula Lice, no sábado, após o espetáculo.

Oficinas

A programação do Vilerê inclui ainda uma série de oficinas curtas, com duração de um dia, voltadas ao público infantil. Entre as opções, está a oficina Receita Teatral (8/10, sábado, 9h às 12h), com Débora Landim, que estimula o “aprender brincando” através dos elementos do teatro; a Oficina de Cupcake (12/10, quarta-feira, 9h às 12h), com Marisia Motta, que ensina as crianças a fazer os famosos e deliciosos bolinhos de copo; a Oficina Jardinagem Criativa (15/10, sábado, 9h às 12h).

Também com Marisia, que dá as primeiras noções de jardinagem, ecologia, propondo a criação de paisagens em conjunto com as crianças; além da oficina Criação de Games (22/10, sábado, 9h às 12h); com Maurício Juliano, que vai ensinar, de forma prática, fundamentos de Game Design a jovens de 10 a 13 anos. No dia 22 de outubro, sábado, a partir das 14h, acontece ainda a Mostra de Jogos, que nada mais é que uma “Building meeting” voltada para crianças, onde games em processo de desenvolvimento são jogados e avaliados. Na ocasião, serão apresentados jogos destinados ao público infantil, entre eles, o Gamebook Guardiões da Floresta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Defensoria Pública da Bahia abre 40 vagas de estágio

Enem abre hoje inscrições para privados de liberdade