Mutirão de Cirurgias chega a Teixeira de Freitas nesta terça-feira

Feira de Santana

Unidades móveis têm capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Teixeira de Freitas, no sul do estado, recebe o Mutirão de Cirurgias nesta terça-feira (16). A iniciativa do Governo da Bahia, executada por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visa diminuir a fila de cirurgias eletivas, oferecendo o procedimento para hérnia, vesícula e histerectomia. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 10 de junho.

Para agendar os procedimentos cirúrgicos, o paciente será atendido nas unidades móveis do mutirão, que ficarão estacionadas no pátio do Shopping Mix, na Avenida São Paulo, até quinta-feira (18). O atendimento fica disponível das 7h às 17h. A equipe tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia.

O paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, ele poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos (cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência).

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassonografia (USG), precisam estar em jejum. Já as pessoas que farão histerectomia devem levar exame preventivo e demais exames já realizados.

Feira de Santana