in

Festival da Cidade terá passeio ciclístico para pessoas com deficiência no domingo (25)

Foto: Divulgação Secom/PMS
Foto: Divulgação Secom/PMS

Como parte das ações do Festival da Cidade, em comemoração aos 469 anos de Salvador, será lançado neste domingo (25) o “Bike Sem Barreiras Salvador”, projeto realizado pela Universidade Maurício de Nassau com o apoio da Prefeitura, por meio da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A iniciativa levará bicicletas adaptadas a pessoas com deficiência para a ciclofaixa de Turismo e Lazer da Avenida Professor Magalhães Neto, no bairro Costa Azul.

O Bike sem Barreiras Salvador terá início às 8h e se estenderá até as 12h. Podem participar pessoas com mobilidade reduzida devido a deficiências física, visual ou múltiplas, por exemplo. Totalmente gratuito, o projeto conta com uma HandBike, triciclo pedalado com as mãos; uma Bike Dupla, para ser pedalada por um monitor e 1 pessoa com deficiência visual; e uma The Duet, que conduz pessoas com deficiência múltipla ou tetraplégicas com até 120 quilos.

Na ocasião, todas as bikes serão guiadas por professores e alunos voluntários da Uninassau em Salvador, que percorrerão o trajeto da avenida até o retorno, localizado próximo ao Colégio Integral. “Essa é uma ação inclusiva que passa por eixos como esporte, cultura, saúde e lazer. Esse projeto é importante porque nós trabalhamos hoje para garantir que os direitos sejam iguais. Pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e precisam ter também a mesma oportunidade, então essa uma oportunidade de prática de exercício físico e também de lazer”, afirma Risalva Telles, diretora-geral da UPCD.

Passeio Ciclístico – No mesmo dia, a Saltur realiza um passeio ciclístico, a partir das 9h, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike. O ponto de encontro será o Estacionamento L1 (próximo à entrada 4) do Salvador Shopping, patrocinador oficial do Festival. A concentração ocorre às 8h30. A partir das 9h, os ciclistas seguem em direção ao Farol da Barra e retornam novamente ao Salvador Shopping, completando um percurso de 26 quilômetros. Serão disponibilizados paraciclos no Salvador Shopping para o estacionamento de bicicletas, após o passeio. O estacionamento especial para as bicicletas será gratuito para os participantes do passeio e funcionará até as 15h.

“São seis anos de Festival da Cidade e quatro com ativação das ações de bike em Salvador. Nesse período, conseguimos chamar atenção para as causas ligadas ao tema, convidar o público soteropolitano a ser usuário de bike e a entender os benefícios do modal ao bem-estar pessoal, da cidade e do meio ambiente. Como sempre, acredito que será um momento muito legal dentro da nossa programação”, afirma o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Conceito – O Movimento Salvador Vai de Bike existe há quatro anos e, nesse período, dezenas de eventos foram realizados em prol de temas relevantes para a sociedade. A ação foi criada para difundir em Salvador uma nova consciência sobre a importância do uso da bicicleta. A Prefeitura tem investido sistematicamente em infraestrutura cicloviária na cidade, bem como em equipamentos compartilhados e em mobilizações para estimular a utilização deste veículo como meio de transporte. Há ainda, em conjunto com outros órgãos municipais, um trabalho de conscientização junto aos motoristas de ônibus em relação à segurança dos ciclistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Diário Oficial publica decreto com orientações a gestores em ano eleitoral

Arma e munições são encontradas em ônibus na BR-235