Mais de 21 mil pessoas vacinadas contra gripe em Feira de Santana

A primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe alcançou 21.990 pessoas no município de Feira de Santana. Mesmo com foco inicial nos profissionais de saúde, apenas 6.926 pessoas do grupo foram imunizadas. Os destaques na procura foram de idosos, correspondendo a 8.778 aplicações das doses, e em seguida das crianças, com 4.785 imunizadas.

A partir desta quinta-feira (4), a prioridade é do público infantil, com idade superior a seis meses e menor de cinco anos. Para atender a demanda, o município recebeu mais 12 mil doses, correspondentes a segunda remessa, estas já distribuídas nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

“Fizemos o cronograma por categoria para conseguir atender todos os grupos conforme o quantitativo de vacina recebido. Por isso é importante que a população fique atenta a sua data de imunização”, ressalta o coordenador da rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Henrique Valverde.

Acerca da vacinação das crianças, o coordenador ressalta a importância de pais ou responsáveis não se esquecerem de levar a caderneta vacinal. “É imprescindível o cartão de vacina para avaliarmos o histórico de imunização”, informa Carlos Henrique.

A campanha segue até o dia 1º de junho, sendo que o Dia D vai ser realizado em 12 de maio. Têm direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade (outras doenças associadas), e professores das redes pública e privada.

Cronograma de prioridade

Profissionais de Saúde – 23 de abril a 02 de maio.

Crianças – 03 de maio a 12 de maio.

Gestantes, puérperas e idosos – 14 de maio a 18 de maio.

Comorbidades e professores – 19 de maio a 25 de maio.

Privados de liberdade e medidas socioeducativas – 25 de maio a 1º de junho.

Com foto e informações da Ascom/PMFS.

Unit´