SMS promove segundo dia D contra a influenza em Salvador

Após prorrogar até o dia 15 de junho a campanha de imunização contra a influenza e realizar o dia D no mês de maio, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) vai promover um segundo dia D neste sábado (9). Mais de 100 pontos de imunização serão disponibilizados, das 8 às 17h, em escolas, creches, igrejas, estações de transbordo, supermercados e shopping centers, além das 126 unidades de saúde. A lista dos locais ainda vai ser divulgada.

Cerca de 121 mil pessoas ainda precisam se imunizar em Salvador, o que representa 77,6%. O percentual é acima do registrado no Estado, de 73,72%. A meta do Ministério da Saúde (MS) é 90%.

A vacina ofertada pela SMS é do tipo trivalente, que protege contra dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo da B. Este ano, em toda a Bahia, foram notificados 174 casos de influenza A H1N1, com 20 óbitos, conforme o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). As mortes ocorreram em nove municípios.

Salvador registrou 12 mortes. Em Apuarema, Camaçari, Irará, Lauro de Freitas, Retirolândia, Saúde, Serrinha e Vitória da Conquista ocorreu uma morte por H1N1 em cada cidade.

Em 2017, foram notificados 241 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 20 óbitos. Dentre o total de casos, 20 foram confirmados para influenza, sendo dois casos de influenza A H1N1 e nenhuma morte. O MS informou que, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas, a imunização poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.

Com informações do portal A Tarde.

Foto de capa extraída do site Gazeta Online.

Unit´