Hospital Dia é inaugurado no Hospital Geral Roberto Santos

Hospital Dia tem capacidade para 620 cirurgias por mês (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O Governo da Bahia inaugurou, na manhã desta terça-feira (26), o Hospital Dia, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. A unidade, cujo investimento da obra foi de R$ 2,38 milhões, atenderá pacientes que precisam fazer procedimentos cirúrgicos mais simples.

Com capacidade para 620 cirurgias por mês, o Hospital Dia tem o funcionamento atrelado ao ambulatório e ao serviço de urgência do Roberto Santos. A permanência máxima dos pacientes na nova unidade é de 12 horas.

Segundo o titular da Secretaria da Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, “esta é a segunda unidade do tipo na Bahia. A primeira fica no Hospital da Mulher, também na capital, onde são feitas intervenções ginecológicas. No Roberto Santos, foi instalado um hospital dia destinado à cirurgia geral, que vai trazer procedimentos de hérnia, oftalmologia, otorrinolaringologia, varizes, dentre outros”, explicou.

Dotado de três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica, o novo espaço diminui o risco de infeção e também os custos dos procedimentos cirúrgicos. Redução também do tempo de espera de quem precisa passar por intervenções cirúrgicas menos complicadas, que, por consequência, deve resultar na diminuição de possíveis traumas emocionais.

Unit´