Surto psicótico para ter sido causa de acidente na Bahia

Na noite de ontem um acidente com um ônibus interestadual que tombou no km 771, da BR-116, na região da cidade de Planalto, Sudoeste da Bahia, despertou a atenção para um quadro que não é tão incomum como se imagina e pode gerar graves consequências – os surtos psicóticos.

O problema no ônibus ocorreu após um dos passageiros ter um surto psicótico e atacar o motorista. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem, que não teve a identidade revelada, teria surtado e dado um “mata-leão” no condutor do veículo fazendo com que ele perdesse o controle da direção.

“Um surto psicótico é quando há alteração de pensamento que faz com que a pessoa se comporte de maneira estranha. Seria como se ele começasse a imaginar que a avó queria matá-lo, então iria matá-la para se defender. Se a avó dele fosse substituída por um monstro, por um exemplo, ele tentaria matá-la para salvar a avó. Isso tudo dentro do contexto delirante. Claro que não podemos falar sobre um caso que não está sendo avaliado de perto”, salienta Fabiana Nery, psiquiatra da Holiste.

Segundo o médico psiquiatra da Holiste, Victor Pablo, a estrutura de uma personalidade frágil combinada com um quadro de depressão podem levar a um quadro psicótico e paranoico, principalmente, quando as pessoas não desenvolvem uma boa capacidade de enfrentamento. “Nesse dia de fúria, ele pode ter projetado toda a culpa no ambiente de trabalho e no chefe”, pontua o especialista.

Caso tenha interesse em repercutir o caso e aprofundar o tema, a Holiste tem fontes disponíveis para abordar o assunto.

Unit´