in

Fies: inscrições para 155 mil vagas no Brasil começam segunda-feira (16)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre, nesta segunda-feira (15), a chance para 155 mil pessoas ingressarem em vagas de faculdades particulares em todo o país. As inscrições vão até domingo (22) e podem ser realizadas no site do programa.

No segundo semestre do ano passado, 6.475 vagas foram oferecidas na Bahia e 2.744 em Salvador. O Correio 24 Horas solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a quantidade de vagas que serão disponibilizadas neste semestre, mas não teve retorno até a publicação desta notícia, na noite deste domingo (15).

Para participar do Fies, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter alcançado no mínimo 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. A renda familiar bruta per capita também deve ser de até três ou cinco salários mínimos.

O novo Fies possui duas modalidades de financiamento. A primeira, que é destinada àqueles que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos, oferece vagas com juros zero. Nessa modalidade, o aluno paga as prestações, respeitando o limite de renda. Paga-se, durante o curso, uma taxa mensal de coparticipação. Ao concluir, a dívida é quitada de acordo com a realidade financeira do estudante.

Quem possui renda superior a três e menor que cinco salários mínimos se encaixa na modalidade P-Fies, em que o financiamento é feito através das condições dos bancos participantes.

O teto de financiamento do Fies é de mensalidades de até R$ 7.163, ou R$ 42.983 por semestre. O resultado do candidato pré-selecionado será divulgado no dia 27 deste mês. A complementação da inscrição ocorrerá entre 21 e 31 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Advogado de 23 anos desaparece em Eunápolis

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem hoje restituição do IR