in

PF faz operação contra roubos de cargas na Bahia e outros estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a Operação Transbordo para desarticular a organização criminosa, denominada Orcrim. O grupo atua principalmente no furto e na receptação de cargas e caminhões, utilizando falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos e golpes em seguradoras.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em endereços nos estados de Alagoas, São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia, do Ceará e de Pernambuco. A estimativa é que o esquema criminoso tenha causado prejuízo superior a R$ 8,6 milhões apenas em relação à subtração de cargas e caminhões.

Somente na manhã desta terça serão cumpridos 173 mandados judiciais, expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió (AL), dos quais 106 são de busca e apreensão, 64 de prisão e três de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias roubadas. A investigação é conduzida pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, tendo com apoio da Polícia Rodoviária Federal nas ações.

Esquema

De acordo com as investigações, a Orcrim contava com a participação dos motoristas dos caminhões, os quais simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e roubo da carga. Na segunda etapa do esquema criminoso, o motorista comparecia em um órgão policial para prestar queixa contra o falso crime. No final da manhã, haverá coletiva de imprensa no auditório da Sede da Polícia Federal em Alagoas, em Maceió.

Da Agência Brasil.

Foto de capa extraída do site TNH1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Vitória renova contrato do atacante Flávio até dezembro de 2021

Peça mostra como crianças podem se divertir sem brinquedos caros