Vai morar sozinho? Confira as dicas para ter uma alimentação prática e saudável

Cozinhar é certamente um dos maiores desafios para quem decide morar sozinho. É uma função que exige disciplina, organização, talento e criatividade. Aliar todos esses requisitos à prática de uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em facilitar a vida dos clientes, o Pão de Açúcar reúne em seu mix de produtos o que há de mais diversificado em seu espaço gastronômico.

Assim, os clientes que querem aproveitar o momento da compra para realizar a refeição ou levar um delicioso prato para casa, encontram opções na rotisserie, com seleção diária de pratos prontos elaborados pela equipe de cozinheiros da loja e espaço Sushi, que contempla opções frescas e preparadas diariamente por um sushiman. Além disso, é possível também encontrar frutas fracionadas.

Para a cliente Fernanda Deiró, os serviços oferecidos pelo Pão de Açúcar são ideais para quem não tem tanto talento na cozinha, precisa comer bem e decidiu morar sozinho. “Comprar a fruta fracionada é mais prático, pois não tenho tempo de ficar selecionando as frutas na feira. Além de já ter a quantidade certa para o consumo nos lanches intermediários, evita o desperdício. As refeições da rotisserie também são funcionais para o almoço e o jantar. Faço escolhas saborosas, saudáveis a preços competitivos”, explica.

Vida saudável – De acordo com Sheyla Carla, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFACS, ter o acompanhamento de um nutricionista é ideal no momento de independência. “É este profissional que vai dar dicas preciosas de armazenamento, congelamento e limpeza dos alimentos. O nutricionista pode preparar ainda um plano alimentar para aqueles que têm uma vida corrida saibam como fazer uma seleção dos alimentos e uma composição balanceada do prato para cada refeição”, explica a especialista.

Para os que não abrem mão de fazer a feira de frutas, legumes, vegetais e alimentos perecíveis, a professora orienta que as compras sejam feitas semanalmente e não mensalmente. “O ideal é acompanhar o seu consumo semanal. Alimentos perecíveis devem ser comprados na medida certa para evitar o desperdício. Já os não perecíveis, por exemplo, são mais fáceis de armazenar e acompanhar o prazo de validade. Esses podem ser comprados mensalmente”, orienta

DICAS DA NUTRI

1- Consulte um nutricionista: a gente sempre acha que pode se virar sozinho, ainda mais em um momento de conquista da independência como este, mas consultar o profissional é a melhor alternativa para a sua saúde. É ele que vai te dar as melhores dicas de congelamento, armazenamento e limpeza para os seus alimentos, e você vai utiliza-las para toda sua vida.

2- Faça uma feira semanal: os alimentos perecíveis devem ser comprados semanalmente, dessa forma você evita o desperdício e economiza no fim do mês. A dica serve para compra de marmitas que podem ser congeladas.

3- Aprenda o método de congelamento: ao consultar o seu nutricionista, peça a orientação para ele sobre o método. Dessa forma, você evita que os seus alimentos estraguem mais rápido.

4- Dê uma pausa no fast food: Pode parecer tentador, mas o fast food é uma verdadeira armadilha para aqueles que querem conquistar uma vida saudável. Apesar da facilidade e rapidez na entrega, os custos e os índices calóricos vão começar a pesar no seu bolso e na sua balança.

5- Peça ajuda a seus amigos: Cozinhar não precisa ser um hábito solitário. Criar grupos no whatsapp para compartilhar a foto das suas refeições diárias, discutir receitas e dicas para a preparação de comidas dão o estímulo necessário para continuar saudável.

Unit´