Inscrições para o Fies 2019/2 estão abertas

(Foto: Reprodução)

Começam hoje (25) e seguem até o dia 1º de julho as inscrições para o segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia integral ou parcialmente as mensalidades do curso superior na modalidade presencial para alunos com renda familiar per capita bruta de até três salários mínimos. O estudante começa a pagar pela faculdade após a graduação.

Para se inscrever é preciso ter prestado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.

O processo seletivo é aberto a quem possui bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), para cobrir a parte da mensalidade não custeada pelo benefício.Quem já concluiu algum curso superior e deseja realizar uma segunda graduação também pode voltar a estudar e participar da seleção. A inscrição também pode ser feita por quem está cursando alguma faculdade e deseja financiar o restante do curso.

O estudante pode consultar no ato da inscrição as vagas disponíveis nas universidades em sua região. Enquanto estiver no prazo, ele pode modificar suas opções – o que vale é o selecionado na última inscrição confirmada. Se não for aprovado na primeira lista, que será divulgada em 9 de julho, ele automaticamente entra na fila de espera.

O programa envolve o governo federal, bancos e instituições de ensino e os juros são zero. O governo repassa os valores às instituições financeiras, que por sua vez pagam as faculdades. O estudante deve financiar pelo menos 50% do valor da mensalidade. Durante a vigência do contrato até o fim do curso, paga apenas a taxa de manutenção ao banco, mas é importante não estar em atraso com as mensalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Polícia procura por digital influencer suspeito de atirar em empresário

Bahia não atinge meta de vacinação