in ,

Parque Nacional do Itatiaia quebra novo recorde, marca -8,1ºC

Quem disse que não faz frio no estado do Rio de Janeiro? Pelo menos no alto do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio, faz e muito! O local está batendo recorde atrás de recorde de temperatura negativa nesse ano, de 2019. Por volta de 6h desta segunda-feira (8), os termômetros marcaram “os incríveis” -8.1℃ na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica dentro da reserva, a 2.452 metros de altitude. (veja abaixo mais fotos e também vídeos feitos nesta segunda, na reserva)

Essa marca é a menor do Rio de Janeiro e também é a segunda menor do Brasil do ano, só perdendo para Urupema, em Santa Catarina, onde os termômetros chegaram a -9.2℃, na estação do Epagri Ciram, no domingo (7) e deixou uma cascata congelada. A cidade catarinense fica a 1.335 m de altitude e é considerada a mais fria do país.

O Parque Nacional do Itatiaia não registrou neve novamente, e sim geada, deixando a vegetação congelada, como no dia anterior, onde os termômetros chegaram a -5,6 ºC, por volta de 8h. Em 2019, a reserva teve vários registros gelados, como no dia 27 de maio, quando por volta de 5h, os termômetros marcaram -5,4 ºC, que era um recorde em todo Brasil em 2019 até então. Um dia antes, no dia 26, às 7h, a temperatura chegou a -5,2ºC. E em abril, também teve temperatura negativa no dia 20 de abril, quando os termômetros marcaram -4,1ºC.

Confira as cinco menores temperaturas no Brasil
Todas as temperaturas foram registradas em estações oficiais (Inmet, Epagri, Basf, Simepar e Iapar)

  1. -9.2 Urupema (SC)
  2. -8,1 Parque Nacional do Itatiaia (RJ)
  3. -7.5 Vacaria (RS)
  4. -7.1 General Carneiro (PR)
  5. -7.0 Ponte Alta do Norte (SC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Pabllo Vittar publica vídeo reclamando do frio e “gemidão” chama a atenção

Polícia Militar apreende drogas, artefatos explosivos e rojões em ônibus da torcida do América-RN