in ,

Brasil entrou em recessão no primeiro trimestre de 2020

O Brasil entrou em recessão no primeiro trimestre de 2020, após um pico no ciclo de negócios brasileiro no quarto trimestre de 2019, que representou o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres. A informação foi divulgada hoje  (29) pelo Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos), órgão ligado ao Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo IBGE em maio. O dado do segundo trimestre deve mostrar queda de quase 10%, segundo projeções de mercado, devido aos efeitos da pandemia sobre a atividade.

Embora alguns economistas utilizem a métrica de que recessão é o período marcado por dois trimestres seguidos de queda na atividade, o Codace considera uma análise mais ampla de dados. Para o comitê, o declínio na atividade econômica de forma disseminada entre diferentes setores econômicos é denominado recessão. (Folha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Divergências políticas devem atrasar quarta parcela do auxílio emergencial

Universidade alemã não confirma pós-doutorado de ministro da Educação