in ,

Hemoba exclui questionário sobre relação sexual de homens gays

Só são conhecidas cerca de 40 pessoas que possuem o Rh nulo. Esse raro tipo sanguíneo pode salvar vidas, mas também representa grandes riscos a quem é portador (Foto: Getty Images)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) excluiu do questionário de triagem a pergunta sobre relação sexual de homens gays. A medida ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, que derrubou as restrições à doação de sangue por homens que tenham relacionamento com outros homens.

No questionário havia uma pergunta sobre relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses e os bancos de sangue de todo o país rejeitavam a doação de homens que tivessem feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta.

Após a decisão do STF e atualização dos critérios pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a Hemoba modificou o questionário. Com isso, para doar sangue é necessário ser solidário, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado, apresentar um documento oficial com foto e passar pela triagem clínica e hematológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Teste para Covid-19 obrigatório em planos de saúde

Cerca de 4 mi de contribuintes ainda não enviaram declaração do IR: prazo para declarar termina nesta terça