in ,

MEC afirma que divulgará datas do Enem 2020, ainda hoje

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) informou que irá divulgar as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, hoje (8), às 17h. O anúncio será feito em entrevista coletiva para a imprensa, conduzida pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e por Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

O MEC segue sem ministro. Desde a saída de Abraham Weintraub, em 18 de junho, e a queda de Carlos Alberto Decotelli, em 30 de junho, nenhum outro sucessor foi nomeado para o comando da pasta.

O anúncio ocorre uma semana após o MEC divulgar o resultado da enquete com candidatos, em que 50% dos participantes afirmaram preferir a prova em maio de 2021. Apesar da preferência dos estudantes, foi necessária uma articulação com as secretarias estaduais de educação e as universidades porque a nota no Enem é usada como critério de acesso a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A realização do Enem 2020 estava prevista para ocorrer em novembro. Com o avanço da pandemia do coronavírus e a suspensão das aulas presenciais em todos os estados houve pressão pelo adiamento da prova. Mas a decisão pelo adiamento só ocorreu depois de o governo enfrentar questionamentos judiciais. O debate chegou ao Congresso, e o Senado aprovou um projeto que adiava o exame. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Planalto não afasta servidores que tiveram contato com Bolsonaro

Usuários do PicPay e Nubank reclamam de ‘sumiço’ de dinheiro do Auxílio Emergencial