1º Circuito Cultural Feira EnCena leva arte e cultura para o centro e distritos de Feira de Santana

Fotos-Feijao-Almeida_GOVBAApp-Image-2024-09-29-at-14.15.08-1-1024x682

Três dias recheados de apresentações artísticas e culturais marcaram a 1ª Edição do Circuito Cultural Feira EnCena, que aconteceu entre 27 e 29 de setembro, em Feira de Santana. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-BA), o evento levou mais de 40 atrações, gratuitas, para escolas estaduais, praças, distritos, quilombo e o Centro de Cultura Amélio Amorim.

A programação do domingo (29) teve início com a peça teatral infantil “O Fantástico Circo dos Sonhos”, do projeto Domingo Tem Teatro, no Centro de Cultura Amélio Amorim. “Conta a história de Nico, um sonhador feliz que acaba conhecendo uma trupe de circo que vem para a cidade anunciando o seu espetáculo e consegue, com a sua motivação, cativar a dona do circo e participar da apresentação”, contou a produtora cultural do projeto, Elizete Destéffani Motté.

História que motivou a estudante Elizângela dos Santos, 25, a levar o filho Theo, de três anos, pela primeira vez ao teatro. “A nossa família já gosta muito de teatro, de cultura, eu fiquei imaginando como ele ficaria feliz em ver uma peça como essa. É um momento de lazer, distração e de muito aprendizado também. O acesso à cultura é muito importante independente da idade”, disse, animada. No centro, as crianças também tiveram acesso à oficinas de pintura, pula-pula, piscina de bolas, amarelinha e bambolês.

Reconhecida como importante polo cultural do estado da Bahia, Feira de Santana recebeu a ação da Secult-BA para valorizar e difundir a cultura local e a diversidade de fazeres artístico-culturais, como explicou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro. “O circuito nasceu há exatamente um ano, no aniversário da cidade, quando promovemos uma grande ocupação cultural aqui, no Amélio Amorim. De lá para cá, aprimoramos, com a pré-micareta, com maior apoio aos artistas locais, democratizando ainda mais a festa oficial. Uma iniciativa constante do trabalho do Governo do Estado. Queremos que, a partir de Feira de Santana, esse projeto também chegue a outros territórios de identidade”, afirmou.

O ‘Domingo Tem Teatro’, por exemplo, existe desde 2009, em Feira de Santana, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura. Instituída pela Lei nº 7.014/1996, a iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar a imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas.

“Enquanto agentes culturais, temos essa oportunidade de promover projetos que possam ter um incentivo. No caso do ‘Domingo Tem Teatro’, temos uma parceria entre governo, empresa e proponente. O elenco desse espetáculo é composto por artistas formados aqui, no Amélio Amorim, através de um outro edital chamado Ponto de Cultura da Bahia. São 15 jovens estudantes da rede pública de ensino e que agora são artistas circenses e de teatro. Esses movimento da cultura do governo são super importantes para fazer com que as coisas aconteçam”, sinalizou Elizete Destéffani Motté.

Atrações musicais

Apresentações musicais também fizeram parte da programação. Através do projeto Música na Lagoa, a Lagoa Grande, ponto turístico de Feira de Santana, recebeu o grupo Jazz a Dois, com os músicos Tito Pereira e João Machado, o Coro Infantojuvenil do Núcleo Territorial Neojiba de Feira de Santana e o pregador Luo. O Festival SouJuvs, iniciativa da Coordenação-geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), ainda integrou a iniciativa, marcando o encerramento das atividades.

Um momento especial de lazer, diversão e entretenimento para curtir com a família. A professora, Solange Cerqueira de Almeida, moradora do bairro de Santo Antônio dos Prazeres, trouxe a família toda para apreciar a vista panorâmica da lagoa e assistir a apresentação de jazz. “O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa. Assim que vimos a chamada pela TV, ficamos ansiosos para que chegasse esse dia e pudéssemos presenciar esse momento”, contou.

E teve atração também nos distritos da cidade, neste domingo (29). Na praça da igreja, no distrito de Jaguara, a população teve acesso à sessão de cinema; em Maria Quitéria, teve Trio do Arrocha e show de Kareen Mendes.
Valorização de espaços culturais

Com um investimento de R$ 7,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou, em agosto deste ano, a licitação para a reforma do Complexo Carro de Boi, espaço cultural histórico de Feira de Santana integrado ao Centro de Cultura Amélio Amorim, e ampliação do equipamento cultural, que passará a contar com um anfiteatro. A iniciativa integra a política de territorialização da cultura que promove a reestruturação de dezenas de equipamentos públicos. Além do Centro de Cultura de Porto Seguro, foram reinaugurados o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, ambos em 2023.

Outras Notícias