23ª edição do Shopping UNIFACS abordará o capitalismo consciente

ssashopping

Trazendo como tema o capitalismo consciente, será realizada a 23ª edição do Shopping Unifacs, no Salvador Shopping. O projeto, de caráter acadêmico que tem como objetivo estimular a vivência real de empreendedorismo, estará aberto ao público de 17 a 31 de outubro, no piso L2 do empreendimento. O horário de funcionamento do Shopping UNIFACS acompanha o do centro de compras, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 13h às 21h.

A cada edição, o trabalho que nasceu na sala de aula, tem tomado proporções cada vez mais reais. “O Shopping UNIFACS é um projeto acadêmico multidisciplinar baseado na experimentação de empreendedorismo dos alunos de administração, a partir de uma simulação de atuação no segmento varejista, vivenciando na prática a experiência de montar e gerenciar um empreendimento comercial, com toda a sua complexidade”, explica a professora Luciana Buck, uma das organizadoras da ação.

Os estudantes têm como desafio montar um grupo de lojas, a partir de parcerias firmadas com lojistas do Salvador Shopping. Com os conceitos aprendidos em sala, eles aplicam a teoria e ferramentas de negócios na definição de promoções, mix de produtos, layout, estratégia de vendas, comunicação, logística, entre outras. O projeto vai contar com marcas que também trabalham o consumo consciente como a Euzaria. Além disso, lojas como Limits, Sarttore, Zip Náutica, Via Mia, Sankaku, Men´s & Girls Underwear, The Body Shop, Morana, Ligo Store e Brou’ne também estão engajadas na concepção da atividade.

Os visitantes do Shopping UNIFACS terão de 10 a 50% de desconto em produtos que vão desde o segmento de moda (roupas e acessórios) até cafeteria. “Os alunos conseguiram negociar muito bem com as lojas parceiras. Teremos produtos de ponta de estoque com até 50% de desconto e preços especiais para peças de lançamento. Vale a pena conferir”, sugeriu Buck.

O modelo de negócios deve respeitar os princípios de ética, respeito ao consumidor e criatividade mostrando como é possível fazer negócios de uma forma que beneficie ainda mais a sociedade. Como todo negócio, o projeto também tem riscos, pois os alunos investem na montagem de suas lojas. Então, depois de todo o esforço, o objetivo é retornar o capital investido através das vendas e obtenção de lucro ao final.

Além do curso de Administração, também estão envolvidos estudantes de Design, Estética, Enfermagem, Psicologia, Direito, Gestão Comercial e Ciências Contábeis, totalizando cerca de 200 alunos.

Sala do Conhecimento – O público poderá obter gratuitamente mais conhecimento sobre a escolha profissional e o mercado de trabalho, através de miniaulas, workshops e palestras sobre as áreas de medicina, engenharia, direito, psicologia, administração, contábeis, economia, entre outras. Não é necessário realizar inscrição prévia, porém, a participação está sujeira à lotação do espaço, que possui 35 lugares.

Painel – Para destacar a importância do tema, professores da universidade farão um painel, na próxima quarta-feira (21), no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura (piso L2), das 9h30 às 12h. O assunto será abordado a partir da ótica e conceitos de especialistas nas áreas de moda, negócios, psicologia e responsabilidade socioambiental, com questionamentos como: até onde o consumismo é saudável? Qual o papel do Estado na regulação da relação empresas x consumidores? Como gerar emprego e renda de forma equilibrada e respeitando a saúde do cidadão? A participação não exige inscrição prévia, porém, está sujeita à lotação do espaço.

Outras Notícias