Cuca expõem “Os São Franciscos do Mundo”

Imagem ilustrativa

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Reconhecido como uma das figuras mais importantes e veneradas pela igreja católica, São Francisco de Assis recebe homenagem em Feira de Santana através de uma exposição. Intitulada de “Os São Franciscos do Mundo”, a mostra está em cartaz na galeria de Arte Carlo Barbosa, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.

Até a próxima sexta-feira (8), devotos e admiradores de São Francisco de Assis poderão contemplar diversas imagens deste que foi uma das personalidades mais importantes da Igreja Católica, conhecido por suas lições de humildade e respeito a todas as formas de vida.

De acordo com a assessoria do evento, São Francisco foi canonizado em 1228, pelo papa Gregório IX, e representado de diversas maneiras, por artistas consagrados e populares, ao longo dos séculos. E foi essa multiplicidade de representações que fascinou o empresário feirense Armando Sampaio, a quem pertence o acervo que está em exposição no Cuca.

“Comecei a guardar imagens de São Francisco de Assis em 1970, atraído por um quadro do artista plástico surrealista Adilson Santos. Ao ler a biografia do santo, fiquei surpreso com a variedade de versões sobre sua trajetória de vida. Naquele momento, pareceu-me haver vários São Franciscos. Foi então que criei na mente a figura do meu próprio Francisco de Assis. E, nas minhas andanças pelo mundo, tenho procurado uma imagem que corresponda ao meu imaginário. Não a encontrei ainda. Mas, na busca pela imagem do meu São Francisco, encontrei muitos vivendo entre nós”, disse Armando Sampaio aos responsáveis pela exposição.