6% de testes para covid-19 deram positivo até a segunda-feira (20), na tenda montada para o Carnaval

carnaval-de-salvador-foto-Alfredo-Filho-secom-pms

Em cinco dias do Carnaval de Salvador, 64 pessoas buscaram voluntariamente a tenda de testagem para Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris. Desse total, quatro exames apresentaram resultado positivo para doença, o que representa 6% do total de procedimentos realizados durante a folia.

Após o resultado, as pessoas com diagnóstico para a doença foram analisadas clinicamente e orientados a se isolar para evitar a disseminação do vírus. Todos os pacientes acolhidos estavam com sintomas leves. Na terça-feira (21), último dia da folia na capital baiana, a tenda funcionará até às 20h.

A titular da pasta e vice-prefeita, Ana Paula Matos, destaca o baixo índice de positividade nos testes e pontua ser reflexo da vacinação em massa na cidade. “Temos mais de sete milhões de doses aplicadas na capital, isso criou uma importante barreira sanitária para os soteropolitanos. Mesmo com muitos turistas na cidade, o povo pode voltar às ruas para curtir o momento sem medo já que estão protegidos com a imunização. A tenda montada especialmente para dar suporte a esse momento de folia é um termômetro de que estamos com ações acertadas na vacinação, única arma para vencer a batalha contra o vírus”.

Ana Paula lembra ainda que o local está de prontidão para acolher aqueles que apresentarem sintomas gripais a fim de evitar a propagação da doença. “Quem estiver com sintomas pode procurar nosso serviços. Essa atitude individual vai evitar um transtorno coletivo, pois reduz significativamente a chance de ‘surtos’ após o carnaval. Importante também completar o calendário vacinal”.

O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentam resultado positivo são atendidas por um médico, que passa as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Caso o cidadão apresente sintomas mais graves, é avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.

O serviço também pode ser encontrado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PA’s) durante o carnaval. Vale salientar, que nas unidades de urgência e emergência, o teste em só será disponibilizado após avaliação médica no paciente sobre a necessidade de realização do procedimento.

Outras Notícias