7 passos para escolher a especialização certa para o seu perfil profissional

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em busca de um currículo melhor e novas oportunidades no mercado de trabalho, muitos profissionais apostam em uma especialização para superar a época de crise. Mas, antes de saber qual MBA mais se adequa ao seu perfil, é preciso atentar para alguns pontos que podem fazer toda a diferença no momento da decisão, já que a especialização representa um grande investimento financeiro e pessoal.
“O mercado é quem dita as regras. É necessário focar no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para se colocar à frente em um cenário profissional cada vez mais competitivo”, comenta Richard Lowenthal, CEO da Febracorp University.

Para auxiliar os interessados em iniciar uma especialização em 2016, Richard indica 7 passos para uma tomada de decisão certeira:

1- Objetivos do aluno – Currículo, contatos, aprendizado, aumento salarial, entre outros. Seja qual for o motivo, é importante que você saiba qual curso se encaixa ao seu perfil. Se a sua intenção é assumir cargos de liderança e ter uma visão mais ampla de mercado, o MBA é a opção indicada. Fique atento ao programa oferecido pela universidade escolhida e pesquise se as aulas são apenas teóricas. Lembre-se: o importante no MBA são as aulas práticas. Além disso, escolha um local que você goste e se identifique, da mesma maneira que um candidato seleciona a empresa na qual quer trabalhar. Contudo, profissionais ainda em início de carreira não devem queimar etapas, afinal, como tudo na vida, é preciso um tempo de maturação para conquistar um currículo que reflita as aptidões necessárias para ser aceito em um curso de MBA.

2- Credenciais – Antes de decidir qual MBA combina mais com o seu perfil profissional, é preciso que você busque referências de como esse aprendizado pode ser refletido no seu trabalho. Diferente dos cursos de graduação, que dão mais atenção para a teoria, os cursos de MBA, geralmente, são mais focados na parte prática, pois contam com alunos que já apresentam experiência no mercado de trabalho. Por isso, converse com profissionais que fizeram MBA e saiba escolher qual deles se aproximará mais com a área na qual você atua.

3- Networking – Os cursos de MBA são voltados para profissionais mais consolidados no mercado de trabalho e focam em aperfeiçoamento para quem quer se tornar um gestor ou um empreendedor. Ao reunir profissionais com relativa carga de experiência, os MBAs estimulam o networking e a troca de contato profissional.

4- Campus ou Online – Os cursos de MBA presenciais são os mais procurados, pois além de garantir o seu aprendizado, aumentam o seu networking e permitem a interação com colegas e professores. O contato pessoal também facilita debates e trocas de experiência para além do período de aulas. Os MBAs online, por sua vez, já contam com uma alta tecnologia que permite que as aulas tenham alta qualidade de aprendizado e trabalhos em equipe para aqueles que não têm tempo disponível para uma aula presencial.
5- Geral ou especializada – Há instituições que oferecem o curso de MBA geral, que permite ao aluno desenvolver conhecimento e habilidade em disciplinas de gestão, podendo ser personalizado de acordo com os interesses acadêmicos do profissional. Também pode-se optar pelo MBA especializado, que considero mais indicado para quem já têm uma visão clara dos seus objetivos profissionais. Geralmente as opções de cursos segmentados colaboram diretamente para a ascenção dos estudantes dentro do ambiente corporativo por garantir a aplicação prática dos conteúdos estudados quase que imediatamente no dia a dia do trabaho. Não à toa, esta é a opção que tem se destacado cada vez mais no mercado.

6- Diário, aos finais de semana ou intensivo – Os cursos de MBA, na maioria das vezes, oferecem diversos horários para que todos os alunos consigam encaixar em suas agendas. Costumam durar em média 18 meses ou até dois anos, dependendo da distribuição da carga horária escolhida. Há também a alternativa de cursar um MBA no formato intensivo. Neste caso, o aluno pode ter aulas em período integral, totalizando em poucas semanas o cumprimento da carga horária total do curso. Algumas instituições, como a Febracorp, oferecem ainda o MBA intensivo seguindo um modelo modular de aulas, ou seja, o curso é dividido em seis blocos, cada um representando uma semana. Os módulos são realizados a cada 3 meses e o aluno conclui a especialização em cerca de um ano e meio. Essa modalidade de MBA é especialimente recomendada para profissionais cujas obrigações implicam em viagens constantes e uma agenda de compromissos que incluem horários noturnos e finais de semana.

7- Corpo Docente e Suporte ao aluno – Pesquise a credibilidade da instituição, pois esse é um fator que pode influenciar muito no seu currículo. Os professores devem estar bem posicionados no mercado de trabalho para que consigam passar suas experiências práticas durante o curso. Avalie bem a metodologia escolhida pela instituição e perceba se faz sentido com o que você está procurando. Além disso, é importante que você pesquise a forma como a universidade se posiciona em termos de suporte aos seus alunos. O relacionamento entre equipe de atendimento e professores com os estudantes é um ponto que deve ser analisado com cautela, afinal, essa troca de experiências pode e deve extrapolar a sala de aula.

Outras Notícias