Hemoba reforça campanha de doação de sangue para festas juninas

hemoba

Quem faz doação de sangue regularmente ou quem pretende fazer, pela primeira vez, tem mais um motivo – os festejos juninos – para comparecer ao posto móvel ou à sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no Rio Vermelho. Para receber os doadores, o Hemóvel permanece, nesta sexta-feira (5), na entrada principal do Salvador Shopping.

O reforço do estoque na época das festas de junho é necessário porque cresce muito o número de acidentes, principalmente automobilísticos, gerando maior procura por bolsas no banco de sangue de Salvador e no interior do estado.hemoba

A unidade continua no Salvador Shopping, até por volta das 17h, quando o ônibus segue para manutenção – o posto móvel retorna ao mesmo local nas próximas terça e quarta-feira (9 e 10).

Medula óssea – Além de doar sangue, no Hemóvel é possível realizar o cadastro de medula óssea, procedimento simples, no qual é retirada uma amostra de 5ml de sangue. O doador é cadastrado num sistema que permite o cruzamento de dados com pacientes que precisam do transplante.

Segundo a assistente social da Hemoba, Ana Cátia Rocha, a iniciativa do Hemóvel atrai mais pessoas, uma vez que o diferencial é levar o hemocentro até o doador. Gente que passa para pedir informações conhece o procedimento, que é rápido e simples, e acaba doando sangue e medula.

Para realizar doação a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, estar bem alimentada e com boa saúde. É necessário também apresentar documento oficial com foto para o cadastro com informações pessoais do doador, que depois passa por triagem com um médico para verificar e atestar a possibilidade de doação.

Outras Notícias