ACM Neto inicia primeiro dia de trabalho no Subúrbio Ferroviário após posse

Prefeito foi às ruas para acompanhar obras e ouvir demandas da população (Foto: Agecom)
Prefeito foi às ruas para acompanhar obras e ouvir demandas da população (Foto: Agecom)
Prefeito foi às ruas para acompanhar obras e ouvir demandas da população (Foto: Agecom)

O primeiro dia após a posse para a segunda gestão foi de bastante trabalho para o prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (2) e seguiu a dinâmica da administração anterior: ir às ruas para acompanhar obras e ouvir demandas da população.

O Subúrbio Ferroviário foi o local escolhido para o início das atividades, pela manhã, com a realização de vistorias das obras de requalificação da Rua Almeida Brandão, em Plataforma, e da urbanização da Comunidade Guerreira Zeferina, antiga Cidade de Plástico, em Periperi. As visitas contaram com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, secretários e técnicos municipais. À tarde, a agenda acontece no gabinete e inclui reuniões com secretários.

A requalificação de 3,2km da Rua Almeida Brandão segue uma antiga reivindicação da comunidade para facilitar o acesso entre os bairros de Plataforma e Itacaranha, servindo também como via alternativa à Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). As obras já estão 20% concluídas e, neste momento, já foi realizada a pavimentação de 400m de pista com piso intertravado, além de abertura de leito de pista e implantação de rede de drenagem e alvenaria de pedra. As ações foram iniciadas no trecho do Recanto 5, que estava interditado devido ao rompimento do talude que trazia sérios riscos aos moradores.

A ação faz parte da primeira etapa de requalificação dos trechos de orla de Plataforma e Itacaranha, locais que há mais de três décadas não recebiam qualquer intervenção do poder público, seja na drenagem ou na pavimentação. Para a requalificação da Almeida Brandão, são investidos R$ 11,6 milhões com recursos dos cofres do município. O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, sob a coordenação da Casa Civil.

As melhorias contemplam a construção de um novo sistema de drenagem, pavimentação em piso intertravado – mesmo implantado na Barra, Rio Vermelho e São Tomé de Paripe –, contenção em alvenaria de pedra ao longo de toda a rua, incluindo bancos nas áreas mais baixas para contemplação da baía, rampas e piso tátil para acessibilidade, além de novas iluminação e paisagismo. Os chamados “recantos” – cinco áreas de convivência da população – ganharão parque infantil, academia de ginástica, bancos e mesa de jogos, o que motivará os moradores a voltar a ocupar o espaço público.

Outras Notícias