Acordo de cooperação com a Colômbia viabilizará políticas de desenvolvimento rural

Lavoura agricultura familiar (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Lavoura agricultura familiar (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Para viabilizar o processo de cooperação técnica de políticas de apoio à agricultura familiar, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou um acordo com o Governo de Caldas, na Colômbia, para implementação de políticas de desenvolvimento rural.

O acordo foi firmado nesta quinta-feira (8), em Bogotá, durante o XII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, um dos espaços latino-americanos mais relevantes para o debate de temas relacionados ao desenvolvimento dos territórios rurais, contribuindo para a integração dos países da região e a gestão do conhecimento sobre modelos inovadores de desenvolvimento rural com foco territorial.

De acordo com Ivan Fontes, assessor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), estabelecer cooperação técnica com a Província de Caldas permitirá o aperfeiçoamento de políticas públicas e a aproximação de organizações produtivas de agricultores familiares, principalmente nos sistemas produtivos de café e cacau.

“Além disso, o Brasil e a Bahia devem contribuir com este país vizinho na implementação de políticas de desenvolvimento rural pós-acordo de paz recentemente celebrado na Colômbia”, explica Fontes.

Também assinaram o documento representantes do Fórum dos Gestores e Gestoras responsáveis pelas políticas de apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Outras Notícias