Alto das Pombas ganha Morar Melhor e Casa Legal da Prefeitura

Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom

Moradora do Alto das Pombas há cinco décadas, a dona de casa Vera Lúcia dos Santos Silva, 68 anos, não conseguiu esconder a satisfação ao receber o título de posse do terreno do imóvel onde reside com a família. “Estou muito feliz! Não tinha mais esperança de conseguir mas, graças a Deus, a esperança veio!”, afirmou com um grande sorriso no rosto. Ela foi uma das 500 famílias beneficiadas com o programa Casa Legal, cujos títulos foram entregues pelo prefeito ACM Neto, secretários e demais autoridades, durante cerimônia realizada na manhã deste sábado, na Praça Nossa Senhora das Graças, no fim de linha do bairro.

Na mesma cerimônia, o prefeito também assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 398 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor, ao lado da doceira Maria de Lourdes Gramosa, 64 anos sendo 33 deles como moradora do Alto das Pombas. “Essa é uma ação maravilhosa, porque há muito tempo estava precisando fazer essa reforma e não conseguia. Muitos políticos prometeram ajudar e ninguém fazia algo. Agora é só prazer, além de ter valorizado a casa”, relatou.

Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom

Diante de uma plateia composta quase completamente por mulheres, o prefeito ACM Neto lembrou que os programas priorizam o público feminino e que a Prefeitura tem conseguido inverter as prioridades no investimento da cidade. “Hoje estamos aplicando recursos principalmente na área social, na educação, na saúde e na habitação, a exemplo dos programas Casa Legal e Morar Melhor”, salientou, ao anunciar que em breve serão entregues mais 500 títulos de propriedade do terreno para moradores da vizinha Calabar. As ações de hoje fazem parte das comemorações pelo aniversário de 467 anos de Salvador.

Funcionamento – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), o programa de regularização fundiária Casa Legal visa conceder título de posse de terreno a cidadãos que residem, por cinco anos no mínimo, em imóvel com até 250m² de área construída, sendo o terreno pertencente ao Município, dentre outros critérios. Mais de 20 bairros já foram beneficiados com a ação.

Já o Morar Melhor, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com a Sindec, visa promover melhorias em casas em situação precária em áreas pré-selecionadas de Salvador, de acordo com dados do Censo IBGE 2010. O morador selecionado pelo programa poderá escolher as intervenções a serem realizadas na residência, como troca do telhado, instalação de esquadrias (portas e janelas), louças sanitárias (vaso e pia) e reboco e pintura, com limite de até R$5 mil. Do total de 20 mil beneficiados na primeira etapa, cerca de 17 mil já foram cadastrados ou já receberam melhorias na residência.

Outras Notícias