Anvisa suspende uso de lotes da Coronavac produzidos em fábrica irregular

Lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Erasmo Salomao/Ministério da Saúde
Lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Erasmo Salomao/Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou neste sábado, 04, a suspensão em 90 dias do uso e distribuição de lotes da vacina CoronaVac envasados em fábrica não aprovada.

Ao todo são 25 lotes que contém 12 milhões de doses. Segundo a Anvisa, o Butantan afirmou à agência o recebimento na sexta-feira, 03. Outros 17 lotes, também envasados em local não inspecionado, estão prestes a serem enviados ao Brasil. “Além disso, serão feitas tratativas junto ao Instituto Butantan para regularização desse novo local na cadeia fabril da vacina junto à Anvisa”, disse a agência em nota.

Em nota, o Instituto Butantan, que produz as doses no Brasil, afirmou que informou a Anvisa sobre o recebimento das doses e a medida não deveria causar alarmismo. “Foi o próprio Instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, disse em nota.

“Nesses termos, a vacina envasada em local não aprovado na Autorização de Uso Emergencial configura-se em produto não regularizado junto à Anvisa”, disse o instituto.

Outras Notícias