Até 2060 expectativa de vida dos brasileiros aumenta de 75 para 81 anos

idoso
idoso
Foto: Divulgação

A expectativa de vida da população no Brasil tem crescido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média atual é de 75 anos, mas vai aumentar para 81 até 2060. Esta mudança se dá por diversos fatores, dentre eles os cuidados preventivos com a saúde, como check-up, alimentação saudável, prática de atividades físicas etc. “Os cuidados preventivos têm dois grandes objetivos: impedir o adoecimento ou, caso não seja possível, impedir a progressão ou a recorrência de uma doença”, explica Thaís Nascimento, cardiologista e sócia do Complexo Integrado de Saúde – CISVIVER, que participará até amanhã (07), do 11º Congresso ABRH-Bahia, como expositor.

As doenças mais presentes são aquelas consideradas crônicas, ou seja, que não possuem cura, mas podem ser controladas, como hipertensão, diabetes, além de problemas respiratórios, psiquiátricos e, até mesmo o câncer. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, essas condições respondem por mais de 70% das causas de morte no país. Vale lembrar que algumas dessas doenças estão fortemente associadas a fatores de risco modificáveis, como tabagismo, sedentarismo, excesso de peso e má alimentação.

A médica conta que, felizmente, o brasileiro tem buscado um estilo de vida mais saudável, tendo crescido o número de pessoas que praticam a quantidade recomendada de atividade física semanal. “Curiosamente, os homens ainda praticam mais atividade física que as mulheres. Também tem aumentado o número de pessoas que consomem várias porções diárias de frutas e hortaliças. Nesse quesito, entretanto, as mulheres estão na frente”, relata Thaís Nascimento.

Recentemente estamos vivendo um “boom” na divulgação de hábitos de vida saudáveis, inclusive na internet. Em redes sociais, diversas pessoas exibem conteúdo voltado especificamente para alimentação e exercício físico, além das campanhas temáticas, como a de Câncer de Mama e de Próstata. Todas essas mudanças trazidas pela modernidade têm contribuído fortemente para a melhora dos hábitos de vida do brasileiro.

Congresso ABRH Bahia – A importância do check-up para a qualidade de vida e longevidade das pessoas será o foco da participação do CISVIVER – Complexo Integrado de Saúde, no 11º Congresso ABRH Bahia, promovido nos dias 6 e 7 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. O evento, um dos mais importantes do setor em todo o país, terá um stand da instituição para conscientizar os participantes para esta questão.

O CISVIVER oferece serviços integrados, através de uma equipe multiprofissional. Os especialistas administram a necessidade dos pacientes, através de três pilares: Check-up, Restabelecimento da Saúde e Manutenção da qualidade de vida.

Outras Notícias