Atividade de mototaxista em Salvador é regulamentada

Prefeito ACM Neto assinou regulamentação da atividade de mototaxista nesta quarta-feira (Foto: Júlio César/TV Bahia)
Prefeito ACM Neto assinou regulamentação da atividade de mototaxista nesta quarta-feira (Foto: Júlio César/TV Bahia)
Prefeito ACM Neto assinou regulamentação da atividade de mototaxista nesta quarta-feira (Foto: Júlio César/TV Bahia)

A atividade de mototaxista em Salvador foi regulamentada na tarde desta quarta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto. Com isso, a categoria já poderá atuar durante o carnaval na cidade. A regulamentação, que foi aprovada pelos vereadores da capital em agosto do ano passado, vai estabelecer um conjunto de regras, com direitos e deveres, dos mototaxistas, visando também a segurança e conforto dos usuários do novo sistema. Esse conjunto de regras só será definido após o carnaval de Salvador.

“Primeiro, nós decidimos assinar a regulamentação da atividade de mototáxi antes do carnaval para afastar qualquer dúvida ou debate se é possível ou não utilizar esse meio de locomoção na cidade. Agora é oficial, está regulamentada a profissão em atividade. Os mototaxistas vão poder, não só durante o carnaval, mas depois também, é claro, desempenhar a sua atividade, sendo fiscalizados, cobrados, tendo que seguir uma série de regras e obrigações, especialmente no que se refere a segurança. Essa é a nossa principal preocupação, da segurança para o usuário”, disse o prefeito ACM Neto.

Do lado de fora do Palácio Thomé de Souza, um grupo de mototaxistas ocupou as pistas da Rua Chile, na região da Praça municipal. Eles estavam concentrados à espera da assinatura da regulamentação feita pelo prefeito da cidade. O trânsito foi interditado, por volta das 16h10, na Praça Castro Alves, sentido Rua Chile, por causa da reunião da categoria.

Ainda de acordo com o prefeito ACM Neto, os mototaxistas terão condições especiais para atuar no carnaval, que começa oficialmente nesta quarta-feira. “No carnaval, pela primeira vez, nós constituímos uma estratégia especial para quem se deslocar de mototáxi. Nós Vamos ter duas vias exclusivas, uma em Ondina, e a outra na [Avenida] Centenário, para quem se deslocar de mototáxi tenha rapidez, velocidade. E é até uma forma de você estimular o deslocamento de mototáxi”, disse.

Segundo ele, após o carnaval será feita a concessão dos alvarás e, partir disso, todo o regulamento terá validade. De acordo com a prefeitura, os profissionais e associações terão um tempo para se adaptar às mudanças e exigências, a exemplo da padronização das motos, tempo de habilitação mínimo e utilização de acessórios, inclusive de higiene.

As informações são do G1 Bahia

Outras Notícias