A partir desta segunda-feira (26), as principais vias do Comércio e da Calçada começam a ser requalificadas dentro do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. As obras autorizadas pelo governador Rui Costa na Associação Comercial da Bahia fazem parte do lote 1, que engloba 55 ruas e avenidas melhorando a mobilidade e a acessibilidade na região. No total, o projeto contempla 267 vias com investimento de R$ 124 milhões.
Durante a assinatura da ordem de serviço, Rui destacou a conjunto de ações em curso no Centro Antigo a partir da proposta que vai além do turismo, integrando o bem estar da população ao novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador e projetos futuros como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o centro de convenções que é estudado na região.
Executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), os serviços incluem a requalificação de ruas e calçadas. As vias ganharão acessibilidade, ciclofaixas, sinalização e novo sistema de drenagem.
Com início imediato, os trabalhos desta fase têm prazo de 12 meses para conclusão e contam com R$ 28,2 milhões em investimentos com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Também em execução desde julho deste ano, outras duas etapas beneficiam mais 184 ruas dos bairros da Saúde, Barris e Tororó, no lote 3, e Centro, Dois de Julho, Nazaré e Politeama, no lote 2. Os dois últimos grupos de obras vão revitalizar vias do Santo Antônio Além do Carmo, Barbalho, Macaúbas, Soledade e Lapinha. O Centro Antigo de Salvador compreende onze bairros. A área total de sete quilômetros quadrados inclui o Centro Histórico da capital baiana.
*Com informações da assessoria