Bahia abre inscrição para 10 mil vagas da Educação Profissional

Bahia fará sorteio eletrônico de 10 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio. Foto: GOVBA

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Bahia fará sorteio eletrônico de 10 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio. Foto: GOVBA
Bahia fará sorteio eletrônico de 10 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio. Foto: GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre, nesta segunda-feira (21), a inscrição do sorteio eletrônico para 10 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. As inscrições podem ser feitas até 5 de janeiro de 2016, no Portal da Educação. O sorteio será realizado no dia 13 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Para o ano letivo de 2016, são ofertados 37 cursos, distribuídos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, de 62 municípios baianos. No ato da inscrição, o candidato deve fazer a opção para um único município, Centro de Educação Profissional, curso e turno.

O curso técnico subsequente é voltado para estudantes, jovens e trabalhadores, que cursaram o nível médio na rede pública, em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral e que desejam fazer um curso técnico.

Novidade

O diferencial deste ano é que 50% das vagas serão destinadas aos candidatos com maiores notas em Língua Portuguesa e Matemática no último ano do ensino médio ou nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas devem ser especificadas no ato da inscrição e, depois, comprovadas no ato da matrícula. “Já existe implantada no Brasil a utilização do resultado do Enem para acesso a políticas públicas, então nós resolvemos fazer o nosso processo seletivo utilizando a nota do Enem para parte dessa vaga”, salientou Almerico Lima.

Matrícula

A matrícula dos estudantes acontece no período de 25 a 27 de janeiro, no Centro de Educação Profissional ou anexo para os quais os alunos forem contemplados. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar originais e cópias do CPF, do histórico escolar, da cédula de identidade (RG) e do comprovante de residência. O candidato que optou, na inscrição, pelo rendimento escolar, deve apresentar documento que comprove a veracidade da média final declarada.