Baianos e turistas festejam dia de Iemanjá em Salvador

Presente principal deve ser levado ao mar depois das 15h. Foto: Rui Spinassé.
Presente principal deve ser levado ao mar depois das 15h. Foto: Rui Spinassé.
Presente principal deve ser levado ao mar depois das 15h. Foto: Rui Spinassé.

Baianos e turistas nem esperaram o sol raiar para reverenciar a Rainha do Mar, Iemanjá, nesta quinta-feira (2). Desde a madrugada que eles ocupam praia e ruas do Rio Vermelho, em Salvador, para agradecer os desejos alcançados e renovar os pedidos. Como agradecimento, eles levam presentes, a exemplo de flores, enfeites e perfumes.

Alguns preferem deixar os mimos no caramanchão para ser entregue junto com o presente principal preparado pelos pescadores. O espaço está aberto desde as 7 horas. A previsão é que os produtos sejam levados para o mar depois das 15 horas. A festa de Iemanjá dura todo o dia, começando com a alvorada de fogos. Mais de 200 embarcações participam do evento.

Transporte

Para atender o público que vai acompanhar a festa no Rio Vermelho, foi montado um esquema especial de transporte. A Secretaria Municipal de Mobilidade ampliou o horário de 12 linhas de ônibus até meia-noite. Os itinerários terão nove linhas a mais do que o habitual.

O tráfego está desviado no bairro desde as 4 horas nas ruas da Paciência e Conselheiro Pedro Luiz, além da avenida Cardeal da Silva e a rua Oswaldo Cruz. Quem estiver de carro pode estacionar na Zona Azul instalada nas proximidades do bairro, como na avenida Juracy Magalhães Júnior e na praça Brigadeiro Faria Rocha.

Do portal A Tarde.

Outras Notícias