Bairros de Salvador: Fazenda Garcia

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Palácio Conde dos Arcos, residência do Conde Garcia D'Avila, sede da fazenda.
Palácio Conde dos Arcos, residência do Conde Garcia D’Avila, sede da fazenda.

O bairro Garcia é assim denominado porque nasceu da fazenda do Conde Garcia D’Avila, senhor da Casa da Torre, verdadeira sesmaria que abarcava metade do atual território do Estado. A porteira da fazenda ficava na área onde hoje se situa o Colégio Edgard Santos.

O nobre morava no Palácio Conde dos Arcos, que passou a fazer parte da Fundação Dois de Julho, que abrange o Colégio Dois de Julho e a Faculdade Dois de Julho. Hoje, o palácio é preservado como Patrimônio Histórico.

O Garcia é um bairro central e populoso. Lá estão situados três tradicionais colégios de Salvador: Dois de Julho, Antônio Vieira e Sacramentinas. Atualmente é um bairro tipicamente residencial, embora tenha aumentado sensivelmente o número de estabelecimentos comerciais.

O bairro ainda mistura antigas residências e modernos prédios
O bairro ainda mistura antigas residências e modernos prédios
O Garcia tem três tradicionais colégios da Bahia , entre eles o Antônio Vieira.
O Garcia tem três tradicionais colégios da Bahia , entre eles o Antônio Vieira.

 

Mudança do Garcia

O famoso e irreverente bloco foi fundado por músicos da Polícia Militar, no final da década de 40, com o nome de Arranca Toco, pois os moradores tinham que arrancar da rua os tocos de madeira restantes das árvores das fazendas do local. Em 1950, o grupo virou “Faxina do Garcia”, pois quando passava “levava todo mundo”. Quem ficava em casa caía na faxina, pois a poeira das ruas de barro invadia as casas.

Nove anos depois, com o calçamento das ruas, a Mudança do Garcia recebeu seu nome definitivo. Depois da Mudança vieram várias entidades. Umas sobreviveram, outras não. Foi o caso da Juventude do Garcia, famosa nos carnavais de 50 a 70.

Fontes: http://bairrogarcia.blogspot.com.br/  e http://pt.wikipedia.org/