Baixa do Camurujipe ganha novo espaço de lazer

Foto: Valter Pontes/ Agecom
Foto: Valter Pontes/ Agecom
Foto: Valter Pontes/ Agecom
Foto: Valter Pontes/ Agecom

Única área de convivência e lazer da comunidade da Baixa do Camurujipe, em São Caetano, a Praça Mestre Pimpão, localizada na Rua Fonte da Bica, foi entregue completamente requalificada pela Prefeitura na noite de ontem (09). Teve até roda de capoeira para celebrar o novo espaço, em homenagem ao capoeirista Pimpão, referência em trabalhos sociais na região. A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Manutenção, Marcílio Bastos, demais gestores municipais e autoridades. A ação é fruto do programa Salvador Bairro a Bairro, que promove obras indicadas pelos próprios moradores em diversos pontos da cidade.

O prefeito, dirigindo-se aos moradores da região, afirmou que as melhorias executadas na praça revelam o compromisso da Prefeitura com as demandas da população. “Só nesses dois meses, teremos 230 obras para inaugurar em toda a cidade. Essa praça, mesmo sendo pequena, foi feita no capricho. E é por isso que eu peço que todos cuidem como se fosse a extensão das suas casas”, observou.

Com investimento de R$33 mil, o espaço de 116m² ganhou parque infantil, Academia da Saúde, espaço de convivência com mesas de jogos, passeio, piso tátil, rampas de acessibilidade, iluminação e paisagismo. A recuperação do local atendeu a uma antiga reivindicação dos moradores, como explica o secretário Marcílio Bastos. “Esta praça está localizada em uma região com alta ocupação de terreno e possui uma simbologia muito grande para os moradores, que precisavam ter de volta o único espaço de convivência e que estava completamente abandonado”.

A praça também homenageia o capoeirista Antonio Carlos Pereira dos Santos, mais conhecido como Mestre Pimpão, falecido em 2014 e que residiu durante muito tempo na Baixa do Camurujipe. Na comunidade, realizou diversos projetos sociais tendo como ponto de partida o ensino da Capoeira e do Maculelê, ajudando no desenvolvimento da região através da associação criada por ele em 1984.

Mais ações – A Baixa do Camurujipe também é alvo de outras melhorias promovidas pela Prefeitura. Em dezembro passado, a comunidade viu uma área abandonada dar lugar a uma quadra esportiva com piso, alambrado, traves e iluminação, em um investimento de R$88 mil e intervenção coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

Além disso, 400 moradores da localidade receberam títulos de posse de terreno em 2014, dentro do programa de regularização fundiária Casa Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraesutrura, Habitação e Defesa Civil (Sindec).

Outras Notícias