Bando Anunciador neste domingo

BANDO

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
(Foto: Olá Bahia)
A previsão é de mais de 4 mil participantes fantasiados ou não. (Foto: Olá Bahia)

Com saída em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizado na rua Conselheiro Franco, em Feira de Santana, o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana volta às ruas neste domingo. A previsão de participantes, conforme a diretora do Cuca, Rosa Eugênia Vilas Boas, é de cerca de 4 mil participantes.

O cortejo sairá em direção à praça Froes da Motta, percorrendo as ruas centrais do município, passando pela Igreja dos Remédios, Avenida Senhor dos Passos, Getúlio Vargas, Marechal Deodoro, Beco do Mocó, retornando ao Cuca. A dispersão não será na Catedral, local no qual é realizado o Novenário. Qualquer pessoa pode participar, fantasiada ou não.

O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana tem sido executado desde 2007 numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca. O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, durante décadas, atraiu milhares de pessoas ocupando as largas ruas centrais com cortejos diversificados. Era a parte profana que antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana. Em 1987, a festa foi extinta “por decreto”, de forma unilateral, de segmentos da Igreja Católica.