Bembé 2022 termina com a tradicional entrega do presente na praia de Itapema: uma celebração à retomada da vida pós-pandemia

e97d0954-89d6-46ff-86ae-a080f4096ef6

O Bembé do Mercado 2022 terminou do jeito que os orixás gostam, com muito axé. O barracão ficou pequeno para o tamanho da emoção e do encantamento manifestado pelo Pai Pote, maior líder do candomblé na cidade, bem como de todos os demais pais, mães e filhos de santo que participaram destes cinco dias de celebração e culto à ancestralidade.

Tanto foi assim que ainda pela manhã, todos, depois de partirem o bolo de Yemanjá e servi-lo com champanhe aos presentes, todos saíram em carreata, com o presente da rainha do mar, e percorreram toda a cidade, tendo como ponto alto as muitas voltas que deram na igreja da Purificação.

De lá, com cânticos em iorubá, todos os devotos seguiram em comboio para a praia de Itapema e, sob o comando do baba Pote e outros que lá estavam como pai Gilson, cumpriram com o ritual de entregar o presente e deixar que as águas o conduzisse às profundas onde a rainha do mar está.

Emocionada, a prefeita Alessandra Gomes e seu esposo, o ex-prefeito Ricardo Machado, também marcaram presença na festa do maior candomblé de rua do mundo.

Além do casal, secretários de governo, autoridades civis, militares e turistas nacionais e, até mesmo de outros países, seguiram o cortejo e registraram tudo com seus celulares. “Há muito que não se via uma edição tão bonita, organizada e cheia de encantamento como esta”, afirmou Gleidson Moniz, sub-secretario de Cultura. “Estou encantada”, afirmou a prefeita. “Só gratidão”, concluiu Pai Pote. “Deu tudo certo graças ao apoio que tivemos da prefeitura e dos demais parceiros desta festa. Axé”, enfatizou o babalorixá.

Outras Notícias