O chanceler Mauro Vieira ligou nesta sexta-feira (19) pela manhã para a ministra das Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez. De acordo com um porta-voz do Itamaraty, Vieira pediu esclarecimentos sobre o incidente com senadores brasileiros no país vizinho, impedidos, ontem (18), de visitar líderes políticos da oposição venezuelana.
Também hoje pela manhã, a embaixadora da Venezuela no Brasil, María Lourdes Urbaneja, compareceu ao Itamaraty para audiência com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Danese. Ela comprometeu-se a consultar o governo venezuelano para reforçar o pedido do governo brasileiro.
De acordo com o porta-voz, o governo brasileiro ainda avaliará as respostas para definir os próximos passos, mas optou por usar dois caminhos para pedir esclarecimentos. “O chanceler Mauro Vieira pediu esclarecimentos à chanceler venezuelana. O secretário-geral do Itaramary chamou a embaixadora da Venezuela para o mesmo fim, e o governo avaliará as informações prestadas”, declarou o diplomata.
*As informações são da Agência Brasil