Brasil tem 1.616 casos de microcefalia

Foto: Reprodução/Clínica Clipi
Foto: Reprodução/Clínica Clipi

O Brasil tem 1.616 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (22). Os casos ocorreram em 576 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.

Desde o início das investigações, em outubro do ano passado, 8.039 casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde. Do total, 233 casos tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus.

Foram registradas 324 mortes suspeitas de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. O número representa 4% dos casos notificados.

Bahia

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde registrou 1.154 casos notificados de microcefalia na Bahia até o dia 18 de junho. São 19 casos a mais que o registrado no último relatório, apresentado uma semana antes.

A Bahia é o segundo estado com maior número de casos no Brasil, atrás apenas de Pernambuco, com 2.008 registros.

De outubro de 2015 até maio deste ano, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 32 mortes por microcefalia no estado nos municípios de Alagoinhas (1), Anguera (1), Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1), Cravolândia (1), Crisópolis (1), Jaguaripe (1), Jequié (1), Monte Santo (1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1), Itabuna (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1), Presidente Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1), Senhor do Bonfim (1), Ilhéus (1), Lauro de Freitas (1).

Outras Notícias