Camaçari completa 259 anos de fundação com desfile cívico

Não há informações sobre a identidade do autor do crime. Foto: camacari.ba.gov.br.
Não há informações sobre a identidade do autor do crime. Foto: camacari.ba.gov.br.
Com o tema “Camaçari, no tempo e na história. 259 anos de memória”, o desfile terá 49 alas, oito escolas, 12 grupos musicais, cinco culturais e quatro sociais. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (28), o município de Camaçari – Região Metropolitana de Salvador – comemora os 259 anos de fundação. A data é marcada, logo na manhã, por um tradicional desfile cívico, que vai ocorrer na Avenida 28 de Setembro. Com o tema “Camaçari, no tempo e na história. 259 anos de memória”, o desfile terá 49 alas, oito escolas, 12 grupos musicais, cinco culturais e quatro sociais. Ainda haverá uma apresentação surpresa. Confira a lista de todos os grupos que participam do desfile no site da prefeitura da cidade. São cerca de três mil pessoas envolvidas no ato, entre alunos e funcionários da prefeitura no evento.

A programação levará ao público fragmentos da trajetória da cidade, entre aspectos históricos, econômicos e socioculturais. O desfile cívico é realizado pela Prefeitura e envolve profissionais das secretarias da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), do Governo (Segov), da Infraestrutura e Habitação (Seinfra) e dos Serviços Públicos (Sesp), além de servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Defesa Civil. A iniciativa conta ainda com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, e do Tiro de Guerra do Exército.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Camaçari tem estimativa populacional de 296.893 pessoas neste ano. O censo de 2010 apontou 242.970 moradores na cidade. O território é de 784.658 km².

A formação do município começou às margens do rio Joanes, em 1558, com a formação da Aldeia do Divino Espírito Santo, pelos jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues. Logo depois, foi instalada a Companhia de Jesus, espaço para catequização dos índios tupinambás que viviam na região. Camaçari foi emancipada no dia 28 de setembro de 1758, por meio do decreto do Marquês de Pombal, que alterou o nome do povoado para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo e expulsou os jesuítas que viviam na região. Depois passou a ser chamada apenas de Vila de Abrantes.

Em 1920, o distrito de Camaçari foi criado, desmembrado de Abrantes. O então governador Francisco Marques de Góes Calmon muda a sede do município de Abrantes para Camaçari, que passa a ser vila. Cinco anos depois, passa a se chamar Montenegro, em homenagem ao desembargador. Já em 1938, o município é chamado de Camaçari, através do decreto 10.724, de 30 de março. O nome, que inicialmente se escrevia Camassary, tem origem tupi-guarani. O significado é “árvore que chora”, devido às folhas ficarem cobertas de gotículas. Com o documento, o município ficou sendo formado pela sede e os distritos de Vila de Abrantes, Monte Gordo e Dias D’Ávila, o último emancipado em 1985.

Outras Notícias