Campanha de vacinação começa hoje

Campanha de vacinação contra a gripe na Bahia começa no dia 30. (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
Campanha de vacinação contra a gripe na Bahia começa no dia 30. (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
No estado, serão 3.600 postos de vacinação. Foto: nominuto.com.
A ideia mobilizar pais e responsáveis para levar as crianças e os jovens que não foram vacinados ou estão com os esquemas incompletos (Foto: nominuto.com)

Começa nesta segunda feira (19) e segue até a sexta-feira (30), a Campanha Nacional para Atualização de Caderneta de Vacinação que é voltada para a população menor de 5 anos, crianças de 9 e 10 anos, além de adolescentes de até 15 anos. A ideia mobilizar pais e responsáveis para levar as crianças e os jovens que não foram vacinados ou estão com os esquemas incompletos para ser imunizados nos postos de saúde. O Dia D de mobilização será no sábado (24). A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, ressalta a mudança na estratégia. Anteriormente, as campanhas atingiam apenas os menores de 4 anos. Agora, segundo ela, as atividades também vão beneficiar as crianças maiores e adolescentes.

De acordo com a médica, esse é um público que tem mais resistência de ir aos postos de saúde, apesar de existirem vacinas que devem ser aplicadas nessa faixa etária. Por isso, é preciso chamar a atenção dos pais ou responsáveis que não são apenas as crianças pequenas que precisam ser imunizadas. Ela esclarece que se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças. Caso haja alguma dúvida, indicação é ir a um posto de saúde, sempre munido da caderneta de vacinação, para que um profissional analise se será necessária a aplicação de alguma dose.

Para menores de 5 anos são recomendadas algumas vacinas. Entre elas, BCG, pentavalente, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Para o público de 9 anos a 15 anos, há recomendação para imunização com tríplice viral, dT (difteria e tétano), e HPV.

(*Do Sesab)

Outras Notícias