Campanha de vacinação contra gripe prorrogada até dia 12

A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem sendo ocorrendo desde 1999 (Foto: Reprodução\0

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

A Secretaria da Saúde do Estado prorrogou por mais uma vez a campanha de vacinação contra a gripe, desta vez até o sábado (12), por conta da baixa procura pela vacina. A cobertura vacinal na Bahia está em 61,15% e, até o momento, apenas 60 dos 417 municípios baianos atingiram a meta preconizada que é de vacinar 80% da população alvo, composta por 3,3 milhões de pessoas.

A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação. A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem sendo ocorrendo desde 1999, e ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Devem ser vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.