Campanha de vacinação contra influenza é iniciada em Salvador

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Os postos de saúde de Salvador já iniciaram a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação, que acontece em todo o país, tem como intuito reduzir as complicações, internações e mortes causadas pela gripe. A estratégia de imunização segue até o próximo dia 30 e tem como meta de vacinar em Salvador 80% das mais de 615 mil pessoas que compõe o público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Durante a semana, a vacinação é realizada das 8 às 17h nos postos de saúde da atenção básica da rede municipal. Também serão feitas intensificações em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias. Já no Dia D, que acontece no sábado (9), além do funcionamento das unidades tradicionais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará pontos de vacinação em áreas de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, igrejas e escolas, ampliando o acesso da população.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A imunização é a principal medida preventiva da doença que interfere no desenvolvimento das atividades rotineiras das pessoas, garantindo-lhes qualidade de vida, bem-estar e inclusão social. A vacina pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza. Em 2014 foram registrados 67 casos da doença em Salvador.