Campanha nacional chega ao fim após 12 dias

Crianças de até 5 anos de idade ou entre 9 e 15 foram o alvo da campanha.  Foto: Adilton Venegeroles.
Crianças de até 5 anos de idade ou entre 9 e 15 foram o alvo da campanha. Foto: Adilton Venegeroles.
Crianças de até 5 anos de idade ou entre 9 e 15 foram o alvo da campanha. Foto: Adilton Venegeroles.
Crianças de até 5 anos de idade ou entre 9 e 15 foram o alvo da campanha. Foto: Adilton Venegeroles.

Esta sexta-feira (30) foi o último dia da Campanha Nacional de Multivacinação na Bahia, iniciada no dia 19. A ação do Ministério da Saúde visou incentivar a população a colocar as vacinas em dia, principalmente, os pais ou responsáveis por crianças de até 5 anos de idade ou entre 9 e 15, público-alvo da campanha.

Todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram disponibilizadas, de igual modo, pela primeira vez na história da Campanha – incluindo a vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, e a imunização contra HPV para meninas. É importante frisar que, independente do fim da Campanha de Multivacinação, todas as vacinas continuam disponíveis em todos os postos públicos de saúde do Brasil. A documentação necessária para o atendimento é simples: cartão do SUS, e caderneta de vacinação – caso não tenha o cartão do SUS, é preciso trazer identidade ou CPF.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salvador (ASCOM) ao Portal A Tarde, até sexta foram contabilizadas 38 mil doses e 64 mil crianças que compareceram aos postos de saúde na capital baiana.

Balanço

Cerca de 350 mil profissionais de saúde em todo o Brasil estiveram envolvidos com a Mobilização em todos os dias, e 42 mil veículos foram disponibilizados para assegurar a vacinação em locais de difícil acesso. Mesmo com todo esse aparato, o tempo de espera e o tamanho das filas não diminuíram, em relação à edição anterior da Campanha.

O dia “D” de mobilização, realizado todos os anos, aconteceu no último sábado (24), em plena Campanha Nacional de Multivacinação. O resultado não poderia ser diferente: mais de 656 mil vacinas foram administradas, sendo a maioria em crianças.

Com informações do Portal A Tarde.

Outras Notícias