Cármen Lúcia discutirá segurança do julgamento de Lula com a PF

Segundo a assessoria do STF, foi a própria Cármen Lúcia que elaborou a pauta de suas primeiras sessões.(Foto: Reprodução / Jorge William / Agência O Globo)
Segundo a assessoria do STF, foi a própria Cármen Lúcia que elaborou a pauta de suas primeiras sessões.(Foto: Reprodução / Jorge William / Agência O Globo)
Como a PF é subordinada ao Ministério da Justiça, a ministra vai conversar com as autoridades responsáveis sobre a segurança da sessão. (Foto: Reprodução / Jorge William / Agência O Globo)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, vai discutir com a Polícia Federal (PF) a segurança em torno do julgamento do ex-presidente Lula, marcado para o dia 24. Amanhã (15), ela se encontra com o presidente Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Thompson Flores, para tratar do mesmo assunto.

A assessoria da ministra esclareceu que pelos jornais, o tribunal tomou conhecimento de ameaças a juízes. Cármen Lucia e o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, devem trocar ideias nesta semana sobre a segurança do julgamento e também sobre a segurança dos juízes.

Como a PF é subordinada ao Ministério da Justiça, a ministra vai conversar com as autoridades responsáveis sobre a segurança da sessão. O STF rechaça qualquer insinuação de que o encontro, pedido pelo desembargador, tenha a ver com o conteúdo do julgamento.

Lula não tem foro privilegiado e qualquer recurso sobre ele será no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Cármen Lúcia também preside o Conselho Nacional de Justiça, que tem um departamento exclusivo para cuidar da segurança de juízes e desembargadores.

A assessoria da ministra afirmou que embora a pauta não tenha sido adiantada, este deverá ser o principal assunto do encontro.

Outras Notícias