Casarão tombado pelo Iphan desaba em Cachoeira, no recôncavo baiano

Foto: Elias Lúcio
Foto: Elias Lúcio
Foto: Elias Lúcio

O casarão que abrigou o Hotel Colombo, em Cachoeira, no recôncavo da Bahia, desabou neste domingo (18) e atingiu carros que estavam perto do imóvel. Ainda não há informações sobre feridos.

Destroços ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho, local de importância histórica, porque serviu de ponto de encontro para as lutas pela Independência do Brasil na Bahia.

Parte do imóvel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já havia caído em 2019. Na época, o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo.

A prefeita Eliana Gonzaga, lamentou a fatalidade ocorrida, destacando a ausência de vítimas fatais. Ela ressaltou a necessidade de cuidar da recuperação e limpeza da área afetada, mencionando a responsabilidade do proprietário notificado várias vezes. A causa do desabamento não foi atribuída às recentes chuvas, mas sim à condição prévia condenada do imóvel. A prefeita informou sobre a inclusão do imóvel no programa do Governo Federal, PAC-3, para reestruturação. Quanto aos demais imóveis em situação vulnerável, a prefeitura notificou os proprietários, mas não pode intervir diretamente em propriedades privadas. Apesar de danos materiais, não houve vítimas fatais, e o governador e o coronel Marquezine ofereceram apoio. A prefeita afirmou que o PAC-3 abrange a reconstrução do quarteirão afetado. Todas as secretarias municipais estão integradas na resolução da situação. A entrevista encerrou com agradecimentos e votos de sucesso à prefeita.

Com informações: Elias Lúcio

Por: Mayara Silva

Outras Notícias