Centro de Zoonoses promove capacitação para controle da esporotricose

Vacinação antirrábica foi suspensa temporariamente na Bahia — Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação
Vacinação antirrábica foi suspensa temporariamente na Bahia — Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai promover uma capacitação sobre Vigilância Epidemiológica da Esporotricose nesta quarta-feira (27). O treinamento é voltado para médicos veterinários e vai ocorrer às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação será ministrada pela médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, e pela médica infectologista Melissa Falcão, que vão apresentar a situação atual da Esporotricose no município. “É importante que esses profissionais estejam atualizados para atender os casos suspeitos da doença. Vamos apresentar quais os locais mais afetados e o que temos feito para enfrentar o problema”, explica Mirza Cordeiro.

O aumento dos casos suspeitos para a doença acendeu um alerta do órgão para evitar a propagação da Esporotricose, que é causada pelo fungo Sporothrix Schenckii e pode afetar animais e humanos. Os sinais mais característicos da doença são as lesões ulceradas na pele do animal, ou seja, feridas profundas – geralmente com pus – que não cicatrizam e costumam propagar rapidamente. As lesões ocorrem principalmente na face, orelhas e membros.

As formas de controle e prevenção devem ser baseadas na adoção de medidas higiênico-sanitárias visando reduzir os riscos de transmissão do agente para outros animais e humanos. Nos casos de suspeita da Esporotricose, o Centro de Controle de Zoonoses orienta que a população entre em contato pelos números (75) 3614-3613 ou (75) 3223-5655 ou (75) 9 98518583.

Outras Notícias