Cerca de 3.770 famílias de São Gonçalo são beneficiárias no Programa Bolsa Família

Pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família a todos os beneficiários do programa foi anunciada em outubro | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Em São Gonçalo dos Campos, há 3.770 famílias beneficiárias do Bolsa Família, programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza, identificadas no Cadastro Único. Do mês de janeiro até março deste ano foram realizadas 197 inscrições no programa. As informações são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, SEMDES.

Atualmente, o município já atingiu a meta de cobertura do Bolsa Família em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, o foco da SEMDES será a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisem do benefício tenham o pagamento interrompido.

Os atendimentos do Bolsa Família, estão sendo feitos através de agendamento a fim de evitar aglomerações. Para marcar o atendimento, o interessado deve ligar para o número 75 99195-7046, entre segunda e sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Entretanto, apenas os serviços em casos de urgência estão sendo realizados, seguindo a portaria do Ministério da Cidadania nº 591/ 2021 que prorroga a suspensão de procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em decorrência da pandemia, pelo prazo de noventa dias.

No cadastramento, devem ser levados carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso) e recibo da Coelba. Durante a inscrição, é necessário que seja apresentado os documentos de identificação de cada pessoa que vive na mesma casa.

A sede do programa Bolsa Família no município está localizada na Rua Coronel Antônio Carlos, nº 14, Centro, no mesmo prédio onde funciona o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).