Chineses selam interesse por ponte Salvador Itaparica

750_ponte-salvador-ilha_1454075
Em viagem à China, governador assina memorandos para projetos da Ponte Salvador-Itaparica e ferrovia Fiol (Foto: Divulgação l Gov-BA)

Em viagem à China, o governador Rui Costa assinou, ontem (1º), dois memorandos de entendimentos com empresas chinesas interessadas em investir em obras de infraestrutura na Bahia, como o projeto federal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o estadual de construção de uma ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica.

“A assinatura deste documento representa a nossa determinação em colocar a Bahia num novo patamar de atração de investimentos. É mais desenvolvimento para o interior. É mais emprego e renda para milhares de baianos”, afirmou o governador Rui Costa após firmar, na China, comemorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Ferroria de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da mina de Pedra de Ferro.

O ato aconteceu no Palácio do Povo, na Bahia, já noite do mesmo dia em Pequim. O documento assinado nesta sexta estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, “desejam cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro”.

A partir de agora, os chineses vão realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, complementares ao projeto de construção e operação do Sistema Viário Oeste, visando rever e validar sua estruturação. Após a assinatura do documento, a empresa têm 30 dias para apresentar um plano de ações com cronograma de atividades e indicação de quais estudos pretendem realizar. A empreiteira deve também designar os técnicos que irão coordenar e executar os estudos de viabilidade técnica.

 

 

*Ascom

Outras Notícias